O temor do Senhor

"Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir;
Para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados."
Deuteronômio 6:1 e 2

Vemos por muitas vezes na Palavra de Deus, que o mandamento do Senhor era frequentemente ministrado ao povo, pois conforme a medida que verdadeiramente conheciam ao Senhor e temessem a o seu Nome, fossem  libertos da escravidão. 
Mas o que significa temer a Deus?
  • É reconhecer sua santidade, sua justiça e sua retidão, como complemento do seu amor e da sua misericórdia;
  • É reverenciá-lo, honrá-lo como Deus por causa da sua excelsa glória, santidade, majestade e poder;
  • Não é um temor destrutivo, mas um temor que controla e que redime e que nos aproxima de Deus, de suas bênçãos, da pureza moral, da vida e da salvação. Salmo 5:7"Porém eu entrarei em tua casa pela grandeza da tua benignidade; e em teu temor me inclino para o teu santo templo."  Salmo 85:9 "Certamente que a salvação está perto daqueles que o temem, para que a glória habite na nossa terra." Provérbios 14:27 "O temor do Senhor é fonte de vida, para desviar dos laços da morte."
  • O verdadeiro temor de Deus leva-nos a crer e a confiar exclusivamente Nele para a salvação. Êxodo 14:31 "E viu Israel a grande mão que o Senhor mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao Senhor, e creu no Senhor e em Moisés, seu servo."
  • O temor do Senhor produz no povo de Deus esperança e confiança Nele. Salmo 115:11 "Vós, os que temeis ao Senhor, confiai no Senhor; ele é o seu auxílio e o seu escudo." 
  • Temer a Deus significa reconhecer que Ele é um Deus que se ira contra o pecado e que tem poder para castigar a quem transgride suas justas leis. Deuteronômio 9:19 "Porque temi por causa da ira e do furor, com que o Senhor tanto estava irado contra vós para vos destruir; porém ainda por esta vez o Senhor me ouviu." 
Há vários motivos para termos temor à Deus. Devemos temê-lo:
1º Por causa do seu grande poder, como Criador de todas as coisas e pessoas-Salmo 33:6-9
2º Por sua autoridade e poder sobre os elementos da criação e sobre nós-Marcos 4:39-41
3 º Pelo seu perdão- Salmo 130:4
4º Porque nos julgará com justiça-Salmo 9:8
5º É o princípio da sabedoria-Provérbios 1:7
6º Aquele que teme a Deus, se desvia do mal-Provérbios 16:6
7º Porque há provisão-Salmo 34:9
8º Vida longa-Provérbios 10:27
9º Coisas boas acontecem-Eclesiastes 8:12,13
10º Nos dá livramento-Salmo 33:18,19
Se ainda não temes ao Senhor , apressa-te em fazê-lo, pois há uma recompensa para os que o temem. "O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, honra e vida."Provérbios 22:4
Fiquem na Paz!
 Léia C.Roncaglio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Deus cuida de nós

Não é maravilhoso saber que Deus cuida de nós? Com certeza é muito mais que maravilhoso, é algo tremendo e indescritível. Não há expli...