Como fazer a obra de Deus




Em Marcos 16:15-18 diz:" E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado." Esta passagem mostra a voz imperativa de Jesus nos enviando a anunciar o evangelho ao mundo todo. Já em Lucas 9:1 e 2 diz:"E convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios e para curarem enfermidades. E enviou-os a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos." Entendemos então que quando o Senhor nos convoca, nos chama Ele nos capacita com virtude e poder, tanto para pregar como para curar os enfermos. Ou seja, não estamos de mãos vazias, estamos dotados de poder e o melhor temos a autoridade da Palavra e do Nome de Jesus sobre nós. Então baseados nisso, sabendo que não estamos só pois em Mateus 28:20a diz" ...e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.Amém! Sabendo que fomos chamados e munidos de poder e autoridade, pois em Lucas 10:19 diz: "Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda força do Inimigo, e nada vos fará dano algum" Por que então recusamos a obedecer? Por que por muitas vezes resistimos ao chamado de Deus em nossas vidas? Por que recuamos quando o certo é avançar?Se temos tudo a nosso favor: Chamado, poder , autoridade, armas espirituais como está escrito em Efésios 6: 10 - 18,, porque constantemente desobedecemos a Deus? A Bíblia relata sobre um personagem que também foi chamado por Deus e teve autoridade e poder para tão somente obedecer, mas por muitas vezes deu desculpas para não fazer. Esse personagem é Moisés. Ao lermos o livro de Êxodo no capítulo 3, encontramos Moisés colocando empecilhos e desculpas para não realizar a vontade de Deus. Vamos citar apenas sete das vezes que ele procurou desculpas ou razões para não fazer o que Deus queria.
1ª) Êxodo 3:11- Então, Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? - (Quem sou eu?)
2ª) Êxodo 3:13 - Então, disse Moisés a Deus: Eis que quando vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?- ( O que vou falar?)
3ª) Êxodo 4:1 - Então, respondeu Moisés e disse: Mas eis que me não crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O Senhor não te apareceu. -(Não acreditarão em mim!)
4ª) Êxodo 4:10 - Então, disse Moisés ao Senhor: Ah! Senhor! Eu não sou homem eloquente, nem de ontem, nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.  -( Não sei falar bem!)
5ª) Êxodo 4:13 - Ele, porém, disse: Ah! Senhor! Envia por mão daquele a quem tu hás de enviar. -( Envia outra pessoa Senhor!)
6ª) Êxodo 6:12 - Moisés, porém, falou perante o Senhor, dizendo: Eis que os filhos de Israel me não têm ouvido; como pois, me ouvirá Faraó? -( Se o próprio povo (que são os menores) não tem me ouvido, como me ouvirá Faraó ( o de nível mais elevado).
7ª) Êxodo 6:30 - Então, disse Moisés perante o Senhor: Eis que eu sou incircunciso de lábios; como, pois me ouvirá Faraó? - (não tenho uma fala adequada, sou indigno)
Embora Moisés tivesse sempre um questionamento que mostrasse sua insegurança,  ou desculpa por ter medo em realizar o que Deus queria, podemos ver  em outros versículos que pra cada desculpa ou medo, Deus tinha sempre uma resposta:
1ª) Certamente eu irei contigo; e isto te será por sinal de que Eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte” (Êx. 3: 12).
2ª) “Eu Sou o que Sou” (Êx. 3: 14).
3ª) Em Êxodo 4: 2 - 9, Deus permite que Moisés tenha sinais de que o próprio Deus é quem fala com ele, neste momento Deus está tratando com Moisés.
4ª) “Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não Sou Eu, o Senhor? Vai, pois, agora, e Eu serei com tua boca, e te ensinarei o que hás de falar” (Êxodo 4: 11 e 12).
5ª)  Então, se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; (Êxodo 4:14). (Aqui Deus não estava transferindo a missão para Arão, mas estava permitindo que alguém apoiasse Moisés)
6ª) Todavia, o Senhor falou a Moisés e Arão e deu-lhes mandamento para os filhos de Israel e para Faraó.( Êxodo 6:13)-( Aqui o Senhor estava ensinando os dois de como agir tanto com os filhos de Israel como com Faraó)
7ª) Então, disse o Senhor a Moisés: Eis que te tenho posto por Deus sobre Faraó; e Arão, teu irmão, será o teu profeta. (Êxodo 7:1). 

Resumindo: Mesmo com tantas desculpas ou medo de errar, Moisés obedeceu ao Senhor. Em Êx. 33:11 diz que o Senhor falava face a face com Moisés...Não foi fácil chegar ao ponto que Deus queria que ele chegasse, a resistência, desculpa ou medo fizeram que o tratamento fosse longo. Não devemos resistir a Deus e sim crermos que se Ele nos chamou, nos capacitará para aquilo que nos chamou. 


Quantas das vezes agimos como Moisés. Deus manda fazer alguma coisa e nós logo questionamos, damos desculpa,s nos achamos incapacitados, duvidamos, ficamos com medo de fazer errado e Deus em sua infinita misericórdia sempre nos dá direção a respeito de tudo. E depois de tanto batermos a cabeça, quebrarmos a cara (Como dizem por aí), fazemos a vontade de Deus. Não seria mais fácil se desde o princípio agíssemos com fé e obediência? Mas Deus trata com cada um conforme precisa ser tratado.

Será que as limitações são maiores que o chamado de Deus?
O que acontece com você? Está tendo dificuldade de confiar que Ele é capaz de qualificá-lo para o trabalho ao qual o chamou?
Se Ele quisesse criaturas perfeitas para cooperar com Ele, poderia ter usado anjos. Mas, em vez disso, Ele nos escolheu. Se permitirmos que o Senhor trabalhe por nosso intermédio, tornaremos uma evidência inquestionável de Seu poder. Pela obediência, Moisés tornou-se um líder poderoso — poderoso o suficiente para mudar o curso da história. 
Ele te escolheu, Ele te moldará, Ele te habilitará com a unção dos céus, te dará recursos, te ensinará o que deve fazer e o melhor Ele próprio estará com você, como sua própria Palavra garante.
Vamos deixar as  desculpas, inseguranças e medos de lado e vamos obedecer ao Senhor, pois Ele garante que estará conosco e nos capacitará.
Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6:33)
Fiquem na Paz!
Léia C. Roncaglio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Deus cuida de nós

Não é maravilhoso saber que Deus cuida de nós? Com certeza é muito mais que maravilhoso, é algo tremendo e indescritível. Não há expli...